Maconha na roda

Pesquisa, discussão, informação, comunicação e Ação.

08 agosto 2011

Marcha pelo Estado Laico remarcada para 30 de novembro

A Marcha pelo Estado Laico no DF sofreu uma alteração na data: será realizada em 30 de novembro de 2011. Isto porque os organizadores decidiram que não havia tempo hábil para organizar a marcha no formato proposto. A mudança também tem como intuito permitir que outros coletivos se aproximem da organização da marcha e tragam outras bandeiras que são prejudicadas pela falta de laicidade.

03 agosto 2011

Marcha pelo Estado Laico dia 21 de agosto

Movimento cannábico do DF convida todos os ativistas a participarem!

Venha participar! Chegue às 14h e elabore seu cartaz a favor da separação entre igreja e estado e como esse princípio do estado laico pode ajudar a legalização da maconha.

Data:
21/08/2011 - domingo

Horário:
14:00 Concentração na Catedral Metropolitana de Brasília
16:00 Caminhada rumo ao Congresso Nacional

O Brasil é um Estado Laico, isso é, um Estado sem religião oficial, que não prega nenhuma religião, sendo esta de livre escolha de seus cidadãos. O termo laico remete-nos, obrigatoriamente, à idéia de neutralidade, indiferença.

O grande problema é que recentemente a religião tem interferido na política e em outras areas de uma forma assustadora. Recentemente o juíz de Goiás Jeronymo Pedro Villas Boas anulou uma união estável entre pessoas do mesmo sexo e disse que "agiu por deus". Outro caso que chama a atenção também é um projeto de Lei criado pelo prefeito Eduardo Paes no qual torna o ensino religioso algo obrigatório em cerca de 1.063 escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro, o que poderia fazer alunos de religiões minoritárias serem discriminados, já que possivelmente só iriam ministrar aulas de cristianismo.

Discussões sobre aborto, liberdade religiosa, união civil entre pessoas do mesmo sexo, descriminalização da maconha e etc deveriam, dentro desse contexto de laicidade, ser discutidos sem a argumentação embasada em escrituras religiosas.

Por isso convocamos pessoas de todas as religiões a manifestar o nosso desejo de um Estado Laico de fato. Judeus, Budistas, Umbandistas, Católicos, Evangélicos, Espíritas e pessoas de todas as outras religiões estão convocados, assim como ateus, agnósticos a marchar por um Brasil Laico de fato.